Foi inaugurada a 28 de maio, dia de aniversário do MBM, a seção de Anatomia dos Cetáceos. Esta seção resultou do trabalho realizado desde há vários anos pela equipa de Biologia Marinha do MBM. Este trabalho tem permitido a recolha dos animais arrojados, posterior necropsia e recuperação de ossos que são depois integrados em esqueletos que agora se apresentam ao público. Destacam-se dois esqueletos completos das espécies: golfinho-pintado (Stenella frontalis) e golfinho-comum (Delphinus delphis). Além destes a secção de anatomia é rica em exemplares de crânios, barbas e bulas timpânicas de outras espécies de cetáceos.
Foram, também, apresentados ao público dois exemplares de lobos-marinhos embalsamados: a Maria e a Birisca que se juntam a Desertinha.
As salas de exposição permanente ficaram ainda enriquecidas com as versões definitivas de filmes 3D que, desde a inauguração do MBM, tem vindo a sofrer alterações resultantes de um processo crítico e contínuo de melhoria do serviço disponibilizado ao público.
Esta atividade, que decorreu a partir das 15h, foi antecedida pela ação de sensibilização ambiental “Ajude a virar a maré”. Esta consistiu na limpeza das praias de calhau e na qual participaram cerca de 200 alunos das escolas EB1/PE do Caniçal e da EB2,3 do Caniçal e utentes Centro de Dia do Caniçal.
Ambas as atividades foram integradas na comemoração do Dia Internacional dos Museus – 2014, cujo tema foi “Museus: coleções criam conexões”.